O método de ensino Montessoriano foi desenvolvido, implantado e divulgado mundialmente pela educadora – e também médica – Maria Montessori. Ela nasceu na Itália, em 1870 e morreu em 1952 na Holanda. Foi a primeira mulher a se formar em medicina na Universidade de Roma. Aos 25 anos começou a se dedicar ao estudo de crianças portadoras de deficiências que, na época, eram excluídas do convívio social. A síntese de suas ideias sobre educação foram difundidas na escola criada por ela em um bairro de operários chamada “Casa dei Bambini”, onde aplicou seu sistema de ensino, contrariando os procedimentos tradicionais adotados na época. Nascia assim o Método Montessori, um dos primeiros modelos pedagógicos que tiveram como principais objetivos, as atividades motoras e sensoriais. Ela entendia que toda criança é um ser particular, qualitativamente distinto do adulto, dotada de maravilhosas energias latentes e com grande capacidade de auto-desenvolvimento.
Neste contexto, o mestre torna-se o elo de junção entre a criança e o ambiente. Sua tarefa consiste, pois, em iniciar os pequenos no conhecimento e no uso dos meios exteriores necessários para seu exercício vital, fornecendo-lhes o meio e suprimindo os obstáculos. Deve estar munido de um atento espírito de observação, assim como de uma habilidade moral, feita de calma, paciência e humanidade.