Nossa História

O Collegium FOCO nasceu com a proposta de educar através de um novo conceito de evolução pedagógica. Temos o compromisso de ser uma escola regular que oferece atendimento especializado na inclusão de crianças, jovens e adolescentes com dificuldades de aprendizagem provenientes de fatores neurológicos, emocionais e comportamentais. Estamos localizados na Rua Paraíba, 442, Centro, São Caetano do Sul, SP, em uma área nobre, privilegiada e de fácil acesso. A cidade é apontada pela ONU como o município de maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil referência em qualidade de vida em itens como educação, segurança e saúde entre outros.

Método

Desde 1962 adotamos o Método Montessori de ensino que preconiza a filosofia do respeito pelas diferenças individuais, a liberdade de escolha, a responsabilidade e a autonomia do educando. Somos uma escola regular que oferece cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Salas DA (Classes de Sociabilização e Dificuldades de aprendizagem). Somos referência no ABC no atendimento especializado de alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem provenientes de fatores neurológicos, emocionais ou cognitivos (como dislexia, TDAH, síndromes, inadaptação escolar, entre outros).

Estrutura

Temos como meta principal desenvolver o potencial de cada aluno ao oferecer atividades que buscam ampliar tanto o repertório acadêmico como o emocional para resgatar a autoestima e o prazer de aprender. Nosso maior compromisso com todos os pais e responsáveis é garantir que aqui todas as diferenças são aceitas e respeitadas e o temeroso bullying não faz parte da nossa rotina escolar independente da dificuldade que o aluno apresente.
Nossas salas de aula possuem no máximo 15 alunos o que propicia um trabalho específico com cada aluno de modo que se possa observar e acolher diferentes tipos de necessidades. As classes obedecem a critérios de agrupamento, entre eles faixa etária, desenvolvimento cognitivo e social, de modo que o aprendiz consiga empreender, junto a seus pares, sucesso na tarefa de aprendizagem, correspondendo ao esperado para sua etapa de escolarização.
A estrutura física atende todas as normas da Lei de Acessibilidade no âmbito municipal, estadual e federal. O espaço educacional possui um ambiente preparado, sendo ao mesmo tempo, acolhedor e uma ferramenta estimuladora do desenvolvimento intelectual e pedagógico.

Corpo Docente

Nosso corpo docente conta com profissionais altamente especializados com mais de 20 anos de docência em educação inclusiva e regular. Além desta vasta experiência, nossos professores passam por constantes processos de capacitação que os preparam para os desafios da educação regular e inclusiva do século XXI.

Família

A Escola estimula e cobra a participação contínua da família do educando com o objetivo de manter uma relação estreita com cada uma, através de reuniões individuais e nas reuniões de pais. Também organiza periodicamente um encontro com os profissionais que atendem seus alunos com o intuito de mediar conflitos educacionais, entender e ajudar no desenvolvimento tanto social, quanto pedagógico.