No método esse trabalho se reflete tanto no aspecto físico do ser humano como no psíquico. A meta é alcançar uma coordenação eficiente dos movimentos e propiciar uma perfeita harmonia entre os comandos da mente – o Agir e o Pensar. Num ambiente onde a imobilidade e o silêncio não sejam impostos, a criança aprenderá o controle e a habilidade do movimento que lhe serão úteis nas demais situações de sua vida. O ambiente deve facilitar a movimentação da criança, contendo um imobiliário funcional e adaptado às proporções do seu tamanho e materiais ao alcance dela. Através da união entre a ordem e a disciplina, a criança chega à liberdade propiciando o interesse coletivo e a educação dos movimentos. O método também realça a importância da defesa do meio-ambiente. Entende-se que o sentimento pela preservação da natureza cresce com o exercício da pesquisa e da exploração. Portanto a criança deve sempre estar em contato com a natureza (plantinhas e animais domésticos) para que se concretize essa união. Em resumo o principal aspecto do Sistema Montessori é o respeito pela criança, pelas diferenças individuais, quaisquer que elas sejam. É um Sistema para a vida, que atinge o ser em sua totalidade: Corpo, Alma e Espírito unificados.