Filosofias do método Montessori

» Aceitação do “Ser” como “Pessoa Humana”, vindo daí o mais importante em educação: O Respeito do Educador ao Educado;

» Deixar o educando “livre” para que ele possa, através de experiências e vivências diárias se auto-educar e auto-disciplinar-se;

» A conscientização do educador de que a criança é um ser em formação, e que toda ajuda inútil que der a ela só servirá para impedir seu desenvolvimento natural;

» Respeito ao ritmo normal da criança e as suas potencialidades. Levar a criança a sentir-se como pessoa, o que tem de valor, o que é verdadeiro, o que é bom para ela e para o outro. Apresentar as diferenças entre liberdade e licenciosidade;

» Aceitação das diferenças individuais quaisquer que elas sejam: físicas, ambientais, intelectuais e emocionais, tornando-a ela mesma;

» Priorizar a necessidade de cada um de ser “ele mesmo”. Dar segurança, aceitar, amar e doar-se ao educando, levando-o a um “status” que o torna capaz de sua auto-educação e auto-realização;

» Deixar que a criança seja o “centro” de todo o Sistema Educacional Montessoriano;