ENSINO FUNDAMENTAL I

O ensino fundamental I vai do 1ª ao 5º ano e inclui crianças de 6 a 11 anos, sendo mais conhecido como anos iniciais ou primeiro ciclo da Educação Básica.

Neste período, os professores trabalham com componentes curriculares como Língua Portuguesa, História, Ciência, Geografia, além de ser o responsável por todos os demais aspectos da formação do aluno (hábitos de higiene, ética, comportamento em grupo e socialização)

No COLLEGIUM FOCO esta nova fase é primordial na formação intelectual e social do aluno (a). Ele começa a aprender a partir de conceitos abstratos, sendo assim, capaz de abstrair e generalizar ideias.

A linha-mestra da proposta pedagógica do Método Montessori visa a formação do aluno, procurando favorecer o contato direto com a realidade do mundo contemporâneo. Mas a contemporaneidade, no entanto, não dispensa os valores humanísticos de cidadania, de sensibilização, e sobretudo, do conhecimento.

Na nossa escola damos liberdade ao estudante para que ele possa se sentir parte fundamental do processo de aprendizagem atendendo suas demandas internas, respeitando seu ritmo e, ao mesmo tempo, inserindo as necessidades educacionais do novo século.

Não trabalhamos dentro de um rígido currículo fechado – como a maioria das escolas fazem. Cada aluno tem que aprender todos os conteúdos programáticos, mas nunca nos focamos nas disciplinas que o aluno tem mais dificuldade. No Montessori estimulamos, incentivamos e temos o orgulho de priorizar as áreas que a criança tenha mais interesse e afinidade. Porque acreditamos que se ele for o melhor em Matemática e adquirir confiança por isso, as outras dificuldades com o tempo se esvairão.

Através desta cultura humana, atenciosa e acolhedora produziremos crianças

mais maduras, criativas e socialmente adeptas.

Desta forma um novo mundo de conhecimento se abre e poderão responder a qualquer momento às curiosidades naturais que existem em todos os seres humanos e construir uma base sólida para aprendizagem ao longo da vida.

ENSINO FUNDAMENTAL II

O ensino fundamental II vai do 6º ano ao 9º ano e inclui jovens e adolescentes sendo mais conhecido como anos finais da Educação Básica.

É uma fase de transição da infância para a adolescência e exige da instituição de ensino um trabalho muito focado e abrangente pois o aluno (a) passa de uma sala com professor polivalente para um docente em cada disciplina.

Neste momento, acreditamos que o Método Montessori se torna uma fonte inesgotável de conhecimento pois abarca uma gama de competências essenciais como exercitar a curiosidade intelectual, valorizar a diversidade de saberes e vivências, exercitar a empatia, aprender a argumentar com fundamentação, dentre outras.

Esses objetivos sempre estiveram presentes no Ensino Montessoriano desde sua criação e prática no início do XX.

Aqui no COLLEGIUM FOCO nosso trabalho não se constitui apenas num complexo pedagógico, mas numa filosofia de vida, baseando-se num sistema de valores essenciais a formação do Homem.

Acreditamos firmemente que, dentro do método, o adolescente tem mais facilidade de aprendizagem, uma vez que todos os sentidos são direcionados para este fim.

A didática é voltada para o desenvolvimento do saber através do uso constante de materiais concretos e lúdicos para estimular a criatividade total do aluno(a).

Dispomos de uma educação individualizada, em que a criança é acolhida, respeitada e estimulada a construir relações produtivas e harmoniosas com o meio e os outros, fortalecendo a autoestima e a construção da sua identidade.

Afinal cada um dos estudantes é um ser especial, com características únicas e, embora irmanada com todos de sua faixa etária, possui um jeito particular de adquirir maturidade, conhecimento e noção das suas responsabilidades sociais.

Ou seja, visamos a formação do indivíduo com um todo: corpo, mente, emoção, intelecto e espírito tornando-o um agente da mudança, um adulto consciente, independente, participativo, integrado, humano, respeitador, amante da natureza e responsável.

Desta forma um novo mundo de conhecimento se abre e ele estará pronto para responder a qualquer momento às curiosidades naturais que existem em todos os seres humanos e construir uma base sólida para aprendizagem ao longo da vida.